No exercício da leitura, nós estabelecemos mentalmente processos para total entendimento daquilo que está sendo lido. Os estudiosos da linguagem, como a autora estudada Ângela Kleiman, definem esses processos como estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura. Dentro dessas estratégias vão se estabelecendo princípios, regras e esmiuçaremos dois deles a seguir:
Princípio da Economia ou Parcimônia
Consiste em criar um cenário enxuto para melhor compreensão do texto. Pode-se dizer que, intuitivamente, ao usar deste princípio, o leitor tende a reduzir elementos participativos desse cenário; tais como: número de personagens, objetos, processos, eventos desse quadro mental.
Regra da Continuidade Temática
Possibilitará o entendimento de elementos sequenciais do texto separados como estando ligados à um único tema. A partir dessa regra se dará a unicidade do tema (como propõe a autora Ângela Kleiman), uma determinante à expectativa do leitor que se o assunto é abandonado para a inserção de outro, eles terão uma ligação entre si de maneira inferível (um assunto leva à outro por deduções coerentes, interligadas), o popular: "manter o fio da meada".
Exemplo:
"A justiça determina o bloqueio do aplicativo What´sApp no Brasil. Artistas como, Luciano Huck, manifestam sua indignação nas redes sociais. Essa é mais uma das arbitrariedades da justiça de nosso país."
Olá meninas!
ResponderExcluirO texto de vocês está bom. Sinto falta de um aprofundamento reflexivo que as leve a ressaltar que esses processos são automáticos no leitor, inconscientes.
Creio que no estudo de caso proposto vocês possam aprofundar mais o que levantaram na leitura.
Bj
Simone
P.S. Será necessário que se identifiquem no blog. Vocês são Ana Maria, Francisca, Andrea, Nadiege e Eduarda?
Obrigado pelo comentário, iremos melhorar sem dúvidas. Exatamente, somos sim.
ResponderExcluirEduarda.
Olá meninas,
ResponderExcluirTudo bem?
Sinto falta da segunda parte do trabalho.
Quando virá?
Simone